Fechar

Você está em ARWEG:

19
fevereiro

Dia do esportista

O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como “Lei Zico”. No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista (BRASIL, 2016).
A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.
Os principais benefícios da prática de atividade física estão associados a prevenção de doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, exercitar a saúde do cérebro e promover qualidade de vida (OPAS, 2020).

 

A ARWEG também incentiva a prática esportiva promovendo eventos anuais aos associados. A estrutura da recreativa é composta por 1 ginásio com 2 quadras poliesportivas, campo de futebol, cancha de bocha, trilha ecológica e área de streetball e diversas outras áreas. Atualmente, são promovidos pela associação, 32 torneios internos de diversas modalidades contanto com aproximadamente 5 mil associados participantes durante o ano.

 

NOTA: Enquanto a região na qual nosso município estiver com o status “gravíssimo” no mapa de risco para COVID-19, a realização de eventos esportivos permanecem suspensos, conforme decreto municipal.

 

Referências:
FUNDESPORTE,  2016. Dia do esportista: A importância do esporte para a vida. Acesso em 10/02/2021. Disponível em: https://www.fundesporte.ms.gov.br/5726-2/.
OPAS, 2020.OMS lança novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Acesso em: 10/02/2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/26-11-2020-oms-lanca-novas-diretrizes-sobre-atividade-fisica-e-comportamento-sedentario.